sábado, 16 de fevereiro de 2013

Hoje teve METEORO!

Caiu pela madrugada do dia 15/02 lá na Rússia, que já não era mais madrugada.

Pra mim, foi uma das coisas mais legais que eu já assisti! :D Mas claro que ninguém morreu. Graças a Deus, ele caiu em uma área isolada, mas passou “lambendo” a cidade XD

Mas ele não teve ligação nenhuma com o Asteróide que bateu recorde de proximidade com a Terra. Exatamente às 17:24 ele atingiu o ápice da aproximação, que foi um pouco mais que 27mil Km de distância. Pra se ter uma ideia, existem satélites artificiais nossos que estão à 35 mil km. Ele passou acima de alguns, e abaixo de outros! (Isso é muito legal :B ) Como referência, pode-se afirmar que são quase 2 diâmetros da terra.

A NASA afirma, que ele possui aproximadamente 40 metros de diâmetro, e viaja a uma velocidade de 28 mil Km/h !!! A essa velocidade, somado às suas singelas 140 mil toneladas, hipotéticamente falando, se colidisse com a Terra, a sua força seria o equivalente a 130 vezes a bomba nuclear que foi jogada em Hiroshima.

 

Diferença entre o Meteorito que caiu, e o Asteróide que passou perto:

O asteróide é uma grande pedra espacial. Também é uma "sobra" do sistema solar, mas uma sobra do processo de formação dos planetas rochosos, como Terra e Marte. Com formato irregular, a maioria dos asteróides tem cerca de 1 km de diâmetro - mas alguns podem chegar a centenas de quilômetros!

Os meteoritos, são os meteoros que não se desintegram totalmente no choque com a atmosfera. Portanto são pedras espaciais que de fato caem na superfície do planeta. O desgaste da passagem pelas várias camadas da atmosfera faz um meteoro de 4 m virar um meteorito com cerca de 1 m de diâmetro.

 

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-a-diferenca-entre-asteroide-cometa-e-meteoro

Obrigado pela anteção :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário